Compartilhe:

Construindo a Sustentabilidade

11 de Junho de 2013 às 08:05
por Sérgio Xavier

CPRH Zoom
Criação do Monumento Natural Serra do Cachorro, em São Caetano

Equilíbrio, Saúde e Felicidade são desejos que instigam a humanidade. Criar uma Sociedade Sustentável, eliminando desigualdades, evitando crises econômicas e impedindo colapsos ecológicos é o grande desafio do século 21. Isso requer resiliência simultânea nos três pilares da sustentabilidade: Social, Econômico e Ambiental. Ou seja, exige Tri-Resiliência. Requer visão sistêmica, ação em rede e políticas públicas interconectadas. 

Resiliência é a capacidade de um indivíduo ou um sistema se autorregenerar rapidamente, após sofrer impacto ou instabilidade. Como não existe ação humana sem impactos, algo só é sustentável quando não ultrapassa a capacidade de regeneração natural ou planejada. Ou seja, para se ter uma civilização sustentável as previsíveis oscilações da economia, da saúde, do clima, da produção agrícola, dos ecossistemas e da vida das pessoas não podem ultrapassar os limites da resiliência. Portanto, construir a sustentabilidade é considerar limites: evitando impactos além das capacidades de recuperação (individual, social, econômica e ambiental) e fortalecendo as condições para suportar crises e dificuldades conjunturais.

O governo de Pernambuco está considerando essas premissas na formulação de políticas, no planejamento, na gestão e no monitoramento. Em 2011 o governador Eduardo Campos criou a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - Semas e incluiu “Sustentabilidade” entre as metas estratégicas, resultantes da interação permanente com a sociedade. Todas as secretarias estão incorporando esses conceitos e atuando com sinergia. Construir a sustentabilidade é tarefa coletiva: de governos, empresas, ONGs e pessoas. E exige novos conhecimentos, percepções, atitudes e muita perseverança.

Para impulsionar concretamente este novo modelo de Desenvolvimento ‘Tri-Sustentável’ em Pernambuco, lançamos no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), um plano estadual com investimentos de R$ 205 milhões oriundos da Compensação Ambiental de grandes empreendimentos instalados no Estado. Um marco histórico que vai viabilizar a criação de novas unidades de conservação natural na Caatinga, Mata Atlântica e no Litoral, preservando nossa biodiversidade e garantindo maior equilíbrio hídrico e climático em todas as regiões pernambucanas, sobretudo no semiárido.

Os recursos serão aplicados visando reforçar a tri-resiliência, beneficiando comunidades pobres no entorno de dezenas de unidades de conservação, gerando capacitação profissional, emprego, renda e fortalecendo eixos da Economia Verde. Apicultura, ecoturismo, agroecologia, sementeiras, esportes naturais, manejo florestal, instalação e manutenção de sistemas locais de energia renovável (Biomassa, solar e eólica) são algumas das atividades incentivadas, de acordo com as vocações de cada lugar. Em vez de pressionar o ambiente natural em busca de sobrevivência, as comunidades estarão capacitadas para tirar ‘sustento’ e elevar sua qualidade de vida ajudando na conservação ambiental.
Entre as muitas ações do Plano de Desenvolvimento Sustentável lançado neste “mês do meio ambiente”, destacam-se: a criação de nova unidade de conservação na Serra do Cachorro, em São Caetano; a Criação do primeiro Parque Estadual Marinho no litoral da Região Metropolitana, viabilizando um polo internacional de ecoturismo e mergulho; Bolsas de Mestrado e Doutorado para profissionais residentes em todas as regiões do Estado, criando rede de especialistas em gestão da Sustentabilidade; Regularização fundiária de Bita e Utinga, maior unidade de conservação de Mata Atlântica, formalizada em 2012, em Suape; e a criação de mais 15 reservas até 2014, totalizando 88 unidades de conservação em todo o Estado.

É assim, de forma prática, que Pernambuco cria um modelo de desenvolvimento de futuro. Não tenho dúvidas de que a sociedade alternativa deste milênio é a sociedade sustentável.

Sérgio Xavier, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco

Artigo publicado no Jornal do Commercio - PE - 9 de junho de 2013

Comentar









imagem_form

Imagens

    Ver imagens Ver imagens Ver imagens
Ver Mais

Últimos Clips

AchaNotícias

Eleições 2010

Sérgio Xavier no Twitter

Newsletter

Receba nossas novidades por email





Indique

Indique o blog para um amigo





Categorias

Arquivo