Compartilhe:

Governança interconectada

19 de Dezembro de 2015 às 21:54
por Sérgio Xavier

Zoom
Acesse a versão digital da revista Clima Business: www.climabusiness.com

Como resolver todos os grandes problemas da humanidade ao mesmo tempo e rapidamente?

 

 Quando as crises se tornam rotina e os problemas deixam de ser exceção, é porque não há mais solução sem reinventar modelos, conceitos e estratégias. E' hora de rever e recriar paradigmas e não insistir no mesmo jeito de caminhar.

A realidade complexa de uma sociedade global, marcada pela degradação ecológica, exclusão social e riscos de mudanças climáticas, requer soluções simultâneas e urgentes.

Este é o maior desafio imediato da humanidade: criar novos modelos sustentáveis de vida social, em larga escala. Inovar na forma, no conteúdo e nos propósitos, para superar todos os problemas de uma só vez e com velocidade. O desenvolvimento sustentável requer visão estratégica e sistêmica, com planejamento e gerenciamento interligado de múltiplas bases fundamentais.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), articulados pela Organização das Nações Unidas e aprovados por 193 países, com 169 metas interrelacionadas, nascem com esta nova perspectiva. Em 2016, os ODSs serão o novo mapa de navegação da humanidade, rumo a um futuro mais equilibrado. É um gigantesco desafio que exige inovadores instrumentos de planejamento, formulação de políticas públicas e gestão. Sem isso, dificilmente os objetivos serão concretizados.

COMO FAZER?

Não existe um padrão que defina a melhor forma de gerenciar processos sistêmicos, baseados em redes que se interrelacionam com horizontalidade, uma característica da sociedade digital de hoje. Mas existem premissas que não podem faltar para garantir sua eficiência, eficácia e durabilidade.

A economista Elinor Ostrom, ganhadora do Nobel de Economia em 2009, pesquisou os princípios da boa governança dos bens comuns em várias comunidades e identificou oito referências presentes nos sistemas de sucesso: forte identidade de grupo; equidade na distribuição de custos e benefícios; tomada de decisão por consenso; monitoramento eficaz dos esforços e recompensas; sanções gradativas; mecanismos para resolução rápida e justa de conflitos; clareza de fronteiras; e coordenação adequada entre os grupos.

Elinor Ostrom concluiu que quando os princípios prevalecem, as comunidades conseguem proteger seus recursos de propriedade comum, mesmo sob pressão. Suas pesquisas focaram pequenas comunidades, mas certamente esses princípios servem para a gestão pública em grandes grupos, compostos por núcleos interdependentes. Entretanto, precisarão de canais interativos que criem um clima de colaboração entre as pessoas.

Em síntese, o sucesso de uma governança sistêmica para o desenvolvimento sustentável depende de propósitos comuns de governos, ONGs, empresas e indivíduos, interligados por redes abertas de comunicação. E precisa ter uma nova economia verde, inclusiva e circular, como eixo propulsor.

Isso requer uma grande inovação no modelo de organização e participação política: com mais abertura, interconexão e interatividade para troca de informações e ideias.

Uma sociedade conectada garante o aprimoramento mais rápido das práticas políticas e maior estabilidade e democracia nos processos decisórios.

As múltiplas interconexões de um novo mundo instigado pelos ODS exigem visão ganha-ganha ou não vão se encaixar facilmente. Ou seja, em vez de ter sistemas em conflito, desperdiçando tempo, recursos e vidas, é preciso estruturar sistemas em integração e sinergia. Só assim a humanidade poderá rapidamente superar os enormes desafios e riscos das mudanças climáticas.

O "Acordo de Paris", resultado da COP21, é uma grande oportunidade para caminhar no sentido da boa governança de um bem comum que mais move a humanidade: o futuro!

Sérgio Xavier – Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco

Veja a matéria completa sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a edição multimidia da revista Clima Business: www.climabusiness.com  - lançada na COP21 em Paris.

Comentar









imagem_form

Imagens

    Ver imagens Ver imagens Ver imagens
Ver Mais

Últimos Clips

AchaNotícias

Eleições 2010

Sérgio Xavier no Twitter

Newsletter

Receba nossas novidades por email





Indique

Indique o blog para um amigo





Categorias

Arquivo