Compartilhe:

A ENERGIA DO SEMIÁRIDO

30 de Maio de 2015 às 20:17
por Sérgio Xavier

PE NO CLIMA Zoom

É possível acelerar o desenvolvimento sustentável em áreas muito pobres, sem água e em processo de desertificação?

Buscando resolver esta equação, aparentemente impossível, estamos construindo em Pernambuco um modelo de planejamento baseado nos princípios da sustentabilidade. A nova metodologia cruza informações digitais georreferenciadas, mapeando ameaças (degradação ambiental, desigualdade, seca) e potencialidades (ventos, sol, biodiversidade e vocações econômicas sustentáveis), definindo áreas que receberão incentivos para atrair usinas solares, parques eólicos e capacitação para manejo florestal (produção sustentável de biomassa, para conter desmatamento e gerar empregos verdes).

 
Ou seja, um plano para alavancar o desenvolvimento local do sertão, tendo como base a produção de energia limpa, do sol e dos ventos. Uma indústria que não usa água e a cada dia é mais essencial para substituir os combustíveis fósseis (Petróleo), que provocam aquecimento global e mudanças climáticas. Uma iniciativa sintonizada com a meta da ONU de reduzir 70% das emissões de gases-estufa até 2050, para que a temperatura da Terra não aumente além de 2° C, o que provocaria ainda mais seca no semiárido.

O Governo do Estado inova, saindo do licenciamento ambiental passivo e assumindo uma postura propositiva, apontando áreas prioritárias para atrair empreendimentos, facilitando decisão de investidores, equilibrando o crescimento econômico e agilizando a implantação de projetos, com o objetivo de dinamizar a economia do interior, proteger o meio ambiente e acelerar a inclusão social em áreas críticas, com capacitação profissional. Compromissos firmes do governador Paulo Câmara.

Os potenciais eólico e solar de Pernambuco, juntos, totalizam mais de 4.000 GW (Giga Watts) – cerca de 30 vezes a soma de toda a geração de energia elétrica atual do Brasil, que é de 135 GW. Ou seja, são fontes inesgotáveis a serem exploradas hoje e no futuro.

Concebido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS e Agência Ambiental - CPRH, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDEC, o Programa Semiárido Energético é uma inédita abordagem para melhorar a qualidade de vida em áreas secas, que representam cerca de 90% do território pernambucano.

Uma rede de unidades de conservação na Caatinga está sendo implantada (mais de 130 mil hectares já formalizados) e incentivadas atividades econômicas verdes, como apicultura, ecoturismo, agroecologia, sementeiras, esportes naturais, manejo florestal, artesanato, microgeração solar etc, visando a inclusão ecoprodutiva das comunidades do entorno das áreas de proteção. O programa também visa facilitar a oferta de eletricidade a comunidades remotas, criando melhores condições para a captação de água e o acesso a internet.

Buscando cooperação multilateral para implantar o modelo em larga escala, apresentamos as linhas gerais do programa a embaixadores de 34 países africanos, que possuem características similares às do semiárido brasileiro, criando um canal de intercâmbio de conhecimentos, visando a captação de recursos internacionais e a geração de econegócios.

As articulações fazem parte do movimento Pernambuco no Clima, que há quatro anos realiza encontros internacionais no Recife e em Fernando de Noronha visando formular soluções inovadoras para reduzir riscos das mudanças climáticas, promover inclusão social e criar oportunidades na economia de baixo carbono.

Este ano, o evento ocorrerá de 3 a 9 de agosto no Shopping RioMar, com Seminário e Exposição de Tecnologias Sustentáveis. Além de apresentar soluções inéditas para o semiárido, discutirá mobilidade elétrica, biocombustíveis e as novas oportunidades da economia verde, com o lançamento do canal digital ClimaBusiness. É Pernambuco pensando adiante e agindo agora.

Sérgio Xavier – Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco

Artigo publicado no Jornal do Commercio em 30/05/2015

Comentar









imagem_form

Imagens

    Ver imagens Ver imagens Ver imagens
Ver Mais

Últimos Clips

AchaNotícias

Eleições 2010

Sérgio Xavier no Twitter

Newsletter

Receba nossas novidades por email





Indique

Indique o blog para um amigo





Categorias

Arquivo