• NavegaçãoInício » Posts » Não há futuro sem empresas sustentáveis…
  • AumentarDiminuirNormal
Compartilhe:

Não há futuro sem empresas sustentáveis

06 de Novembro de 2014 às 10:51
por Sérgio Xavier

 Para conter o aquecimento global em no máximo 2º C e evitar trágicos efeitos das mudanças climáticas (secas prolongadas, derretimento de geleiras, elevação do nível do mar, chuvas extremas), até 2050, o mundo precisa reduzir 70% das emissões de gases de efeito-estufa, gerados por desmatamentos e pela queima de combustíveis fósseis. Esta é a principal conclusão do último relatório do Painel sobre Mudanças Climáticas da ONU, divulgado domingo (2/11).

Mais de 800 cientistas responsáveis pelos estudos alertam que os danos causados pela elevação da temperatura da Terra poderão ser irreversíveis, mas também apontam as providências urgentes para evitá-los. E todas passam pela Economia!

A saída é reduzir rapidamente a queima de carvão e petróleo e aumentar o uso de fontes energéticas renováveis (biocombustíveis, solar, eólica, hidrelétrica, marinha, geotérmica). Reequilibrar os processos econômicos: diminuindo urgentemente o que está em excesso (emissão de gases-estufa e poluentes) e aumentando em larga escala o que está em falta (processos ecoeficientes, baseados em energias limpas e reciclagem).

Ou seja, reduzir de forma transparente e programada o PIB poluidor e multiplicar com incentivos o PIB sustentável, garantindo que o PIB Global seja limpo, mas crescente, gerando empregos, incluindo mais pessoas e reduzindo desigualdades. Em síntese: eliminar o consumo ruim e aumentar o consumo saudável, tornando o planeta mais adequado para a vida e fazendo a economia crescer com estabilidade.

Nesse contexto, os governos têm o papel estratégico de formular politicas públicas nacionais e globais e inovar com planejamento sistêmico. Mas a mudança real dependerá da capacidade de inovação e gestão de grandes e pequenas empresas. São elas que respondem por 60% do PIB Mundial e por mais da metade dos empregos.

Além disso, são as grandes empresas que mais difundem publicidade (criando e direcionando comportamentos consumistas), determinando os rumos da economia e influenciando decisivamente na política. São as empresas também que dispõem de alta capacidade e agilidade para inventar, qualificar e transformar positivamente o ambiente social, oferecendo soluções viáveis e em curto prazo.

Muitos podem achar que tornar as empresas sustentáveis resultará em menos lucro e mais sacrifícios. Enganam-se. Ao contrário. Uma empresa sustentável precisa ser altamente lucrativa, mas não apenas no âmbito do dinheiro. Precisa ter nova visão estratégica para obter lucro e sustentabilidade em quatro tipos de capital: Financeiro (ter gastos menores que receitas e garantir novos investimentos), Humano (trabalhadores evoluindo e melhorando de vida continuamente), Social (comunidades beneficiadas com o crescimento e o sucesso da empresa) e Ambiental (uso de matéria prima, água e energia de forma circular, sem reduzir a oferta para o futuro).

Esse, inclusive, foi um dos temas que abordamos no PERNAMBUCO NO CLIMA 2014, encontro internacional realizado esta semana, no Recife - juntamente com o Congresso Nacional de Meteorologia -, reunindo especialistas de diversas áreas para formular uma economia de baixa emissão de carbono.

Para atingir essa lucratividade plena – Financeira, Humana, Social e Ambiental - as empresas precisarão do apoio de políticas públicas transversais, legislação inovadora, programas de capacitação e amplo acesso a conhecimento, tecnologias e financiamento.

Mas só um combustível será capaz de mover a humanidade na construção de uma civilização sustentável. Um combustível que nos faz evoluir e nos tornar melhores desde os primórdios; que pode ser produzido em qualquer lugar, dependendo apenas da vontade humana; que é renovável e o único que, aplicado hoje, poderá garantir a existência de muitas gerações que estão por vir: a Ética!

Sérgio Xavier
Ex-secretário de Meio Ambiente e
Sustentabilidade de Pernambuco

Artigo publicado no Diário de Pernambuco - 06-NOV-2014

Comentar









imagem_form

Imagens

    Ver imagens Ver imagens Ver imagens
Ver Mais

Últimos Clips

AchaNotícias

Eleições 2010

Sérgio Xavier no Twitter

Newsletter

Receba nossas novidades por email





Indique

Indique o blog para um amigo





Categorias

Arquivo