• NavegaçãoInício » Clipping » Governo apresenta projeto da Estação Ecológica…
  • AumentarDiminuirNormal
  • Diário Oficial de Pernambuco - Recife - PE
  • 30 de Setembro de 2016 às 06:17

Governo apresenta projeto da Estação Ecológica de Caetés

Unidade de Conservação tem 157 hectares. No local são realizadas ações de proteção e conservação de espécies raras de aves e animais silvestres ameaçados de extinção

30 de Setembro de 2016 às 06:17
Da Redação

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SAD Zoom
CENTRO de Conservação, com 157 hectares, será requalificado e vai contar com uma estrutura mais sustentável

 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração do Estado (SAD), apresentou os projetos arquitetônicos e complementares de engenharia que serão executados na reforma com ampliação da Estação Ecológica de Caetés, localizada no município de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife.

Executado pela Gerência Geral de Patrimônio, Arquitetura e Engenharia do Estado (GGPAE/SAD), a convite da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas), o projeto foi detalhado pelo Gerente de Arquitetura e Engenharia do Estado (Geare), Benilton Almeida, que explanou quais melhorias serão feitas. “O Espaço Ecológico que hoje abriga e faz observação de animais silvestres receberá reforma nas instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, climatização, acessibilidade, como também a parte de sustentabilidade, através do reuso de águas pluviais por meio de captação da água da chuva do telhado e das canaletas. Também foi incluída a parte de eficiência energética com a utilização de lâmpadas led em todas as dependências”, explicou o gerente da Geare.

Segundo o secretário de Administração, Milton Coelho, o projeto faz parte de um trabalho que a SAD vem desenvolvendo para atender às demandas que surgem de todas as secretarias do Poder Executivo, e nesse especificamente, dará ao imóvel uma melhor e mais adequada estrutura. “Serão seis blocos reformados compostos por dormitórios dos técnicos ambientais, escola ecológica, biblioteca, laboratório, sanitários, quiosque, pórtico da estação, além do telhado e paisagismo”, detalhou o secretário. Em uma segunda etapa será elaborado projeto para implantação de energia solar no prédio, ou seja, uma energia mais limpa. “Toda a parte de sustentabilidade foi contemplada pelo projeto, de acordo com o plano de necessidades do CPRH. A SAD vai fiscalizar e acompanhar a execução de todo o projeto”, ressaltou.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, elogiou a elaboração do projeto feito pela equipe da SAD. “Foi muito oportuna a participação da Secretaria de Administração na elaboração deste projeto. Fizemos o convite e a equipe nos atendeu de pronto”, explicou o secretário, informando ainda que o projeto está em fase de licitação e orçado em R$ 1,8 milhão. Os trabalhos devem ter início ainda este ano e vão ser concluídos no primeiro semestre de 2017.

UNIDADE – A Estação Ecológica de Caetés é uma Unidade de Conservação com 157 hectares. No local são realizadas ações de proteção e conservação de espécies raras de aves e animais silvestres ameaçados de extinção. Além disso, são desenvolvidos estudos da flora e da fauna, visando à preservação de espécies. No final do evento, 83 animais silvestres foram devolvidos à natureza. Eles foram soltos dentro do mirante da Estação Ecológica. Os animais foram resgatados a partir de operações feitas pela CPRH juntamente com a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e também por meio de doações espontâneas durante a campanha Defensores do Meio Ambiente, lançada este ano pelo CPRH.

Últimos Clips

AchaNotícias